Asimov, Hunger, Budismo, Tecnologias Especulativas, Tempo de vida, Bluesky

Curadoria de seg a dom, 17–23 de abril, 2023.

Rebeca X
5 min readApr 24, 2023

Origem dessa Digest: descubra aqui ☄️

1) Webtoon: A Última Pergunta de Isaac Asimov

A Última Pergunta: famoso conto de Isaac Asimov (1956) escolhido por ele mesmo como o seu próprio conto favorito, foi adaptado em quadrinhos pelo cartunista coreano Ryul. A história aborda a questão da criação e do destino do universo em um período que se estende desde a invenção do primeiro computador até o fim do universo. A pergunta feita no ano 2061 é respondida em uma trama que explode a cabeça do começo ao fim, envolvendo também um mix de ciência, religião e filosofia.

Trecho do cartoon: https://ovnoticiass.blogspot.com/2016/11/ultima-pergunta-isaac-asimov-quadrinhos.html

É extraordinário! Li pela primeira vez em 2017. Nessa semana senti saudades e reli.

2) Filme: Fome de Sucesso (Hunger) ⭐⭐⭐⭐⭐

Sexta a noite abri a Netflix e sem muita demora de escolher filme, bati o olho nesse, o título me chamou a atenção–Fome de Sucesso–e notei que a trama envolvia o tirano chef Paul e Aoy, uma cozinheira brilhante recém descoberta que, em detrimento de viver sob um treinamento atormentador e humilhante pra se tornar alguém especial no ramo, se submete às orientações do talentoso, porém autoritário e agressivo chef. O filme é uma produção tailandesa que impressiona na fotografia, enredo e atuação.

Já nos primeiros minutos: chorei. No desenrolar da história: chorei. No final: chorei. Me vi em Aoy em vários momentos em aspectos muito íntimos: questionar a própria existência, dilemas entre classes sociais, pai no hospital, desejo de ser especial, ambição desenfreada e submissão à situações desconfortáveis a troco de tudo.

Eu adoro filme, série ou reality de gastronomia (o último que assisti que se assemelha um pouco foi o macabro The Menu e adorei). Recomendo.

3) Podcast: Quem é você?

Perguntei ao meu amigo se ele achava problemático ou exagerado eu ter certa obsessão por autoconhecimento e questionar muito sobre a vida e minha manifestação na Terra e ele disse assim: "Autoconhecimento nunca é demais. Eu na verdade vejo como um problema quando a pessoa pouco se conhece." De certa forma concordei com ele, mas ainda acho que minha busca amplia cada vez mais o raio de coisas que eu não sei sobre mim e coisas que eu não sei que não sei. Para alguém ansiosa como eu, isso gera mais ansiedade.

"A sabedoria nos faz refletir sobre as ciladas que o ego prepara para cada um de nós."

E assim é resumido o que se espera das reflexões geradas por esse podcast. Talvez isso seja um reflexo de egocentrismo em mim, talvez. O Budismo tem me ajudado muito a equilibrar as coisas, a caminhar ali pelo meio e mesmo com a prática do zazen que é exatamente a proposta de conhecer-se a si mesmo, estou conseguindo re-refletir minha tara por respostas (ou milhares delas). Agradeço as sábias palavras da Monja Zentchu Sensei.

4) Descoberta: SpecTech (Speculative Technologies)

Eu diria que eu conheço muitas coisas e pessoas interessantes mundo afora e eu fico muito entusiasmada que muitas delas são coisas criadas pelos meus amigos. No caso do Ben, ele é uma pessoa interessante que cria coisas interessantes e a SpecTech é uma delas.

Tecnologias especulativas são aquelas que ainda não existem ou não estão totalmente desenvolvidas, mas que geram expectativas e especulações sobre seu potencial impacto e uso no futuro. Podem ser baseadas em ideias e conceitos inovadores ou em tecnologias emergentes que ainda estão sendo aprimoradas.

Alguns exemplos de tecnologias especulativas: computação quântica, AGI (artificial general intelligence), robótica avançada, interface cérebro-máquina, mixed reality, biotech e infinitas outras.

No caso da SpecTech ela é uma organização de pesquisa sem fins lucrativos com sede nos EUA e a missão é construir o futuro através de novos materiais e processos de fabricação.

5) Thread no Twitter: Bilionário em tempo

Papo coach? Talvez, mas meu amigo me passou essa thread no Twitter que me fez pensar bastante como estou usando meu tempo. Quando a gente nasce, somos bebês bilionários cheios de tempo e teoricamente esse "patrimônio" vai se perdendo ao decorrer de cada aniversário que a gente faz.

Mas o ponto é: a cada aniversário que você faz você sente que está perdendo tempo em vida, mas isso só é verdade se você não vive o seu presente de forma a preencher esse tempo vazio que naturalmente fomos agraciados.

"Trata-se de abraçar a brevidade da vida e encontrar alegria nos momentos de beleza cotidianos comuns."

De certa forma me parece conversar bastante com o conceito Budista que tenho vivenciado nos últimos tempos. A thread é longa, mas vale uma lida.

6) Rede social: Bluesky (primo legal do Twitter)

Ganhei um convite pra essa rede social nova que promete ir contra as políticas malucas e algorítmicas do Twitter. Fundada por um dos ex-funcionários do Twitter (ousado), o Bluesky sugere ser uma rede descentralizada onde você tem mais autonomia pra gerenciar o que você consome de conteúdo (finalmente o fim dos surtos do For You?).

Ele funciona praticamente igual ao Twitter em termos de dinâmica, usabilidade e recursos, então a curva de aprendizado foi praticamente zero. Ainda existem algumas melhorias a serem feitas como o recurso de buscas por novos conteúdos/perfis e outras features. Como é uma rede nova em fase beta, é compreensível que ela não esteja toda lapidada.

A última vez que tentei substituir o Twitter foi pelo Koo, não engajei tanto. As pessoas que conheço não foram pra lá, então considerei um flop (mas confesso que a dinâmica e usabilidade lá são ótimas). No aguardo pra ver se com o Bluesky será diferente. Desativei meu Twitter há algumas semanas por puro estresse (lá realmente tá um caos, eu socava pessoas mentalmente todos os dias apenas lendo threads), então espero começar a receber uma chuva de follows de faces que conheço por aqui no Bluesky e continuar experimentando pra ver se o ambiente se torna algo agradável e rico de se habitar, aprender e se entreter.

Meu primeiro Blueet :)

Bisous, bisous 🦚

Ir para Digest #3

--

--

Rebeca X

Escrevo sobre design, futuros, tecnologias, provocações, contemporaneidades e crises existenciais — design & data products @cappralab @envisioning.io