Relacionamentos, Curitiba, Solidão Gay, Ética em IA, Futurismo

Curadoria de seg a dom, 10 — 16 de abril, 2023.

Rebeca X
5 min readApr 17, 2023

Origem dessa Digest: descubra aqui ☄️

1) Podcast: Relacionamentos

Nesse breve episódio o Monge Genshô, sereno, atualizado e assertivo, fala como a impermanência está impactando os relacionamentos profissionais, amorosos e amizades. Os relacionamentos eram mais estáveis porque existiam menos oportunidades de se transitar entre um lugar e outro, hoje isso se diluiu com tanta informação e excesso de verdades no mundo. Ele também levanta reflexões como:
▪ Como seria um amor calmo sem o vício da paixão?
▪ Partindo da reflexão de Yuval Harari (no livro Homo Deus), onde ele sugere que, com a automação tecnológica, 90% das pessoas não terão tarefas para fazer. Qual será o sentido da vida para elas uma vez que o trabalho é praticamente o sentido da vida moderna?
▪ Ele cita o escritor indígena Ailton Krenak: "O homem branco não sabe como viver a toa." Como seria viver a toa? Dedicaríamos a vida às artes, religião?
▪ E por fim, como o zen budismo aproveita esse contexto atual pra se tornar relevante, uma vez que ele é baseado na calma e difícil tarefa de se manter em silêncio pra ouvir e entender a si mesmo?

Key words: Yuval Harari, ChatGPT, Zazen, Liberdade, Sociedade, Política, Individualismo, Transitoriedade, Relacionamentos, Trabalho.

2) Fotografia: Meu amigo se mudou para Curitiba

E após um ano morando aqui, ele fotografou pontos da cidade com o olhar curioso e poético que ele tem — e também escreveu como foi essa experiência.

Eu sou muito fã do Diego. É um dos meus melhores amigos. Somos paulistanos e mudamos pra Curitiba por aventura. Eu vim primeiro, ele veio uns meses depois. É meu vizinho de prédio, um ótimo fotógrafo e escritor. Eu amo como ele escreve. Ele é sereno, agradável e não é confuso. Eu falo que ele é uma mistura de C. S. Lewis e Byung-Chul Han.

Quando vi esse trabalho publicado no Behance dele eu chorei bastante. Sabe gente que chora com arte? Sou eu. Mandei muitos áudios pra ele do quanto me orgulhei desse trabalho e como foi enxergar o bairro e a cidade que moro pelas belíssimas fotos dele. A estética gélida, minimalista, introspectiva e melancólica equilibrou bem com os tons mais quentinhos de laranja.

Fotos: Diego Petroncari

Isso é muito Curitiba. Veja as fotos aqui. 📷

Passei por muita coisa nessa cidade e em breve vou me mudar de novo. Ver essas fotos me deixou emotiva e nostálgica por essa breve passagem de dois anos que vivi aqui. Obrigada por essa viagem no tempo super aesthetic, Di. :)

3) Report: Ética na IA (Inteligência Artificial)

Sou fã do Cappra Institute quando se trata de dados e cultura analítica. A primeira vez que conheci eles foi em algum talk (2015) que eles deram em São Paulo chamado "Dados para quem não é de dados" onde rolou um papo incrível sobre como tornar a linguagem "dadaística" em algo mais acessível e simples pra quem não manja tanto assim. Eles são bons em transformar números, gráficos e tabelas em bons storytellings pra gente entender e tomar decisões em cima disso (mais aplicável em empresas).

No report a seguir eles exemplificam em alguns cenários como a IA bate de frente com a ética humana dependendo do contexto social e como pessoas que desenvolvem essa tecnologia precisam estar preparadas para lidar com os problemas futuros. Existem complicações que já podemos prever e possivelmente haverão outras que só vamos descobrir quando a IA estiver em prod (rindo de nervoso). É interessante pensar que isso vai mexer com várias camadas da sociedade, seja em profissões, legislações e novas formas de pensar a ética humana e robótica.

O Cappra Institute também abusa de bom design e dataviz para comunicar a informação da melhor maneira possível :)

4) Podcast: Solidão Gay

Descobri o Vibes em Análise esse mês. Já conhecia o Lucas Liedke e a página no Instagram (um mix de deboche, lágrima, psicanálise, soco na alma e quentinho no coração), mas não tinha chegado no podcast ainda. Resumindo: são dois psicanalistas que falam sobre sociedade, saúde mental, cultura e temas relevantes atuais pela perspectiva da psicanálise. A forma como eles conduzem os temas é magnífica, subversiva, inclusiva e são queridos nas falas.

"Quando o desejo pelo Outro se torna o desejo pelo Eu."

"Para Freud a melancolia é uma neurose narcísica."
Diante dessas afirmações, os rapazes discorrem sobre a solidão do homem gay. Como a pandemia afetou a vida de homens gays e como eles se relacionam depois desse episódio, como se sentem no íntimo, como se enxergam, como sofrem ou lidam com a masculinidade normativa, como se desenvolve o afeto entre eles, como trocam e outras complexidades que eu não imaginava que existiam. É mais comum que homens em geral não se expressem muito e ver o diálogo dos dois expondo algumas das dores que raramente são discutidas ou verbalizadas pelos boys da comunidade, dói e é desconfortável, mas é interessante que se converse sobre isso.

Me sinto limitada pra elaborar uma síntese sobre tudo o que ouvi e aprendi. O que posso dizer é que eu acho que todo mundo deveria ceder um tempo pra escutar esse episódio.

Para homens gays: é uma oportunidade de abrirem o diálogo, entender como as normas estão afetando e se auto conhecerem mais. Para o restante que não estão dentro do local de fala: se o seu desejo de conhecer o outro por amor ou curiosidade, esse é o podcast. Pais e mães de homens gays imagino que são suuuuper bem-vindas nessas reflexões.

Obrigada por trazerem esse papo, Lucas e André. :)

Key words: Moralidade, Heteronormatividade, Afeto, Sexo, Romance, Gaymificação, Solidão, Narcisismo, Aplicativos, Saúde Mental, Machismo, Racismo, Normatividade, Silêncio, Repressão, Violência, Casamento, Trauma, Liberdade Sexual, Filhos.

5) Podcast: FutureDigest by Daniela Klaiman

Eu adoro estudos sobre futuros desde 2014, quando descobri essa disciplina através da Aerolito, então talvez aqui apareça muitos assuntos sobre isso. :)

A Daniela Klaiman é uma futurista interessante e uma referência feminina excepcional no Brasil. Ela lançou um mini-podcast abordando assuntos diversos em episódios de até 2 minutos.

Serei breve como ela e só vou parafrasear o meu feedback no LinkedIn sobre esse projeto novo dela.

Rebeca: Já maratonei todos os eps e tô adorando! Tu lança a bomba e sai correndo literalmente 😆 Gostei desse formato micropodcast porque você consegue mastigar um babado fortíssimo que quando eu termino de ouvir eu abro umas 5 abas no Google pra me aprofundar no assunto. Continue 💛

Daniela: Ah amei! Essa é ideia, levantar discussões e ir além do óbvio e do conteúdo da notícia! Adorei que “pegou”!

Bisous, bisous 🦚

Ir para Digest #2 ➞

--

--

Rebeca X

Escrevo sobre design, futuros, tecnologias, provocações, contemporaneidades e crises existenciais — design & data products @cappralab @envisioning.io