Deboche de um rico, Fadiga do Futuro, Saw That Band, Sociedade do Cansaço

Rebeca X
3 min readMay 16, 2023

--

Curadoria de seg a dom 8–14 de maio, 2023.

Origem dessa Digest: descubra aqui ☄️

Essa semana estou poucas palavras e cansada. Calhou que a Digest 4 tá o puro SUCO DO CANSAÇO também. Mas o resultado das reflexões é bom, confia. 👌

1) Por que dá tanto trabalho ser rico no Brasil? O melhor podcast que eu ouvi esse ano

Michel à esquerda e Atila à direita (imagem retirada do vídeo no YouTube)

Atila, biólogo mais querido da internet pelo carisma e por sua atuação na divulgação científica, especialmente na área da biologia e virologia convida Michel Alcoforado, um brilhante antropólogo do consumo, rei do deboche e sarcasmo em pessoa. O feat perfeito existe e eu posso provar, afinal considero o melhor cast que ouvi esse ano. #DebocheDeUmRico

Por que as pessoas ostentam?
Por que bandido rouba Rolex e não rouba Cartier?
Por que jardim mal cuidado é sinal de gente falida?
Segue o papo pra ver a resposta e dar umas risadas (de desespero).

2) Cansei do futuro 💛

Tudo em excesso CANSA. Até o que você mais curte fazer. No meu caso, eu estudo e trabalho ao redor de assuntos relacionados a futures studies e tendências há alguns anos. E sim, estou cansada e encontrei uma galera que também está. Hoje eu me permito reclamar e cuspir no prato que comi porque o prato é meu e eu faço o que eu quiser com ele. 😌

Semana que vem provavelmente eu vá limpar o prato pra dar espaço a mais um artigo relacionado ao futuro que me fascinou e eu vou colocar na Digest 5 porque é sobre isso. 🌈

A gente precisa dar conta de inventar quem a gente é e sustentar essa pessoa que a gente inventou.

— Michel Alcoforado

Esse universo me ensinou que essa coisa onde o futuro vai ser binário, X ou Y é bem demodé. O futuro pode ser X, Y e Z. Tudo pode coexistir perfeitamente, inclusive meu tesão e fadiga sobre isso. Então lhe convido a desfrutar da licença poética de poder amar quando fizer sentido e repelir quando precisar de um detox também.

Link do papo e não surta. 🫶

3) Sociedade do cansaço e cultura da produtividade

Li o livro Sociedade do Cansaço do Byung-Chul Han no começo de 2023 e atualmente é um dos meus pensadores favoritos. Eu daria muita coisa pra ser aluna desse homem na Universidade de Artes de Berlim, mas por enquanto só consigo dividir a mente com ele através dos livros já lançados.

Talvez um dos meus assuntos favoritos dos últimos meses, afinal eu acabei de sair de um longo período sabático resultado de um burnout e um acesso de revolta contra a dinâmica do trabalho hoje em dia. Talvez um dia eu escreva sobre isso porque eu praticamente virei ao avesso.

Documentário completo pra assistir enquanto descansa. Favor não assista enquanto faz outra coisa paralela para tentar ser produtiva. Sossega.

4) Saw That Band, uma plataforma que reúne os shows que você já foi

Talvez o único respiro de conteúdo por essa semana. Ufa!

Você gosta de colecionar ingressos de shows? Um colega que é dev-designer está desenvolvendo uma plataforma em que você consegue criar seu portfólio de shows de música que já participou.

Ultimamente os ingressos estão parecendo notas fiscais de supermercado e nem dá gosto de guardar.

O projeto é beta, então você pode reservar um user clicando aqui e receberá um aviso quando a plataforma for lançada. Quanto mais pessoas se interessarem, mais o garoto vai dedicar tempo pra isso sair. 🤘🏻

Home do Saw That Band

Bisous, bisous 🦚

Ir para Digest #5

--

--

Rebeca X

Escrevo sobre design, futuros, tecnologias, provocações, contemporaneidades e crises existenciais — design & data products @cappralab @envisioning.io